Conheça sua pisada e livre-se das dores!

Cada passo que você dá exige o trabalho de várias articulações dos pés, dos tornozelos, dos joelhos, dos quadris e da coluna , mas existe uma pequena articulação localizada nos pés, a articulação subtalar, que pode ser a chave para entendermos algumas alterações. Ela tem este nome pois fica logo abaixo de um osso do tornozelo – tálus – e é responsável por alguns movimentos que absorvem o impacto e facilitam o amortecimento da carga exercida nos pés.
É comum, no entanto, o surgimento de dores e até mesmo desvios posturais decorrentes da forma da nossa pisada. Quando praticamos uma atividade física ou andamos simplesmente, nossos pés executam o movimento de pronação (pressão na parte interna do pé) e supinação (pressão na parte externa do pé) a todo momento. O excesso de um desses movimentos pode ser a causa de um desequilíbrio nas articulações, e consecutivamente dor.

Alguns fatores contribuem para uma alteração da pisada: pés muito planos levam, na maior parte dos casos, a uma hiperpronação; pés muito cavos resultam, geralmente, em uma pisada supinada. Entretanto, alguns padrões mistos também podem acontecer e, desta forma, teremos as pronações tardias e outras desordens do movimento.
Para solucionar o problema, se livrar das dores nas articulações e corrigir desalinhamentos, é necessário um teste clínico detalhado com um profissional, que irá medir a pressão exercida em cada região do pé durante a pisada por meio de exames clínicos, análise da caminhada e análise postural global.
O exame feito pelo fisioterapeuta serve de base para a confecção da palmilha ideal: ela irá alinhar os desvios posturais e proporcionar uma pisada sem dor e mais confortável a cada passo dado.
Agende sua consulta!
Dra. Caroline Del Moral Fernandes
Crefito3 - 143437F