Pilates na Gestação, uma ótima opção para mamãe e para o bebê!


Durante a gravidez, diversos cuidados estão podem ser utilizados na tentativa de proporcionar à gestante e ao bebê melhores condições de saúde e bem-estar. Além de exames característicos deste período, outros fatores devem ser rigorosamente controlados, dentre eles encontram-se: a alimentação, os hábitos da gestante, a socialização, os aspectos emocionais, e principalmente a prática de exercícios físicos.


As mudanças características na estrutura músculo-esquelética referentes a este período (frouxidão ligamentar e tendínea, parede abdominal protusa) alteram de forma considerável as propriedades musculares. Isto gera na grande maioria das vezes modificações nas curvaturas da coluna, especificamente nas curvaturas torácicas e lombares, o que pode desenvolver determinadas patologias da coluna e membros inferiores.



A projeção da coluna para frente pode trazer desconfortos musculares, como a lombalgia que ocorre em 50% das gestantes.


Atualmente a atividade física durante a gestação é muito recomendada pelos médicos, porém devem ter determinados cuidados quanta a intensidade e o tipo de exercício a ser praticado pelo fato de, entre outras variáveis, pode ocorrer o aumento da compressão articular e da freqüência cardíaca de repouso. Desta forma quando for selecionar um exercício físico para praticar durante a gestação deve se escolher exercícios que estimulam uma respiração calma, que não aumente muito o ritmo cardíaco e que evite saltos, arranques e impacto.


Portanto, as atividades físicas que não causem um cansaço excessivo e reforce as musculaturas mais exigidas neste período, como a abdominal (músculo reto, oblíquo interno e externo, transverso), a do entre pernas (músculos vulvares, perineais, e parte dos glúteos), a das costas (grande dorsal, trapézios, rombóides) e peitoral (peitoral maior e menor) venham a ser as mais indicadas às gestantes.


O Método Pilates atende às necessidades citadas acima, devido ser baseado no princípio da “contrologia” (controle o máximo e consciente dos músculos e movimentos do corpo), busca a melhora em aspectos respiratórios, posturais, e de reforço e mobilidade articular e muscular.



No caso de gestantes, enfatizando a estabilidade e o conforto, a fim de evitar o comprometimento postural agravado pela força da gravidade (dores na coluna e nas pernas), buscando sempre acelerar também a recuperação pós-parto.


Os benefícios do Pilates para as gestantes:

  • Melhora a sensação de cansaço

  • Melhora da consciência corporal

  • Ativa a musculatura profunda do abdômen, que funcionará como um cinta, sendo importante durante a gravidez, pois normalmente eles se distendem trazendo desequilíbrios posturais e dor

  • Fortalece o assoalho pélvico melhorando a capacidade de estirar e relaxar com mais facilidade durante o parto

  • Melhora a circulação para a região pélvica,

  • Auxilia na reconquista de boa qualidade muscular após o parto

  • Previne incontinência urinária por esforço

  • Previne o mau alinhamento das articulações do quadril e promove a estabilidade da musculatura postural

  • Melhora a circulação importante na prevenção de câimbras e inchaço nas pernas

  • Melhora na postura, pois o crescimento do útero promove um deslocamento do centro de gravidade para frente que por sua vez conduz às alterações posturais típicas da gravidez.

  • Preparo para o parto, o método conscientiza a gestante sobre as modificações fisiológicas e psicológicas dando um maior suporte para o parto.

  • Fortalecimento dos membros superiores e inferiores, no Pilates, todo o corpo é trabalhado, assim tanto os braços quanto às pernas serão fortalecidos para ajudar a futura mamãe a ter qualidade de vida durante a espera e durante os cuidados com o bebê como carregar e amamentar.

  • Bem estar físico e mental: Os exercícios do método associados com a respiração e concentração promovem um relaxamento e um bem estar físico e mental às gestantes.

  • Qualidade de vida: A soma de todos os benefícios citados anteriormente possibilita uma melhora na qualidade de vida da mãe e conseqüentemente do bebê.

Lembrando que as gestantes devem ser liberadas pelo seu(a) obstetra para realizar qualquer tipo de atividade física.



Deixe sua dúvida ou sugestão nos comentários ou entre em contato conosco!

Dra. Caroline Del Moral Fernandes

Foto: Dra. Erica Vannucchi Ferraresi

CREFITO-3 143437-F

37 visualizações

BAIGANI

CONTATO

Rua Monte Serrat, 1238

São Paulo - SP 

Email: baigani@baigani.com.br

Tel: 11 2092-7160

WhatsApp: 11 95025-7154

  • Instagram
  • Facebook

© 2020 by Baigani Fisioterapia Integrada - RE 7978-SP

Horário de Funcionamento

Seg - quin         07:00 às 21:00

Sexta                 07:00 às 16:00

Dúvidas, mais informações e Agendamentos 

Nos mande um WhatsApp